Escolhendo a raça...

As indicações que faremos de raças para apartamento, foram baseadas em cães com uma aceitação maior em ficar mais tempo sozinho, que tem menor pré-disposição a latir, menores necessidades de espaço e principalmente, melhor independência em comparação com as demais raças. 

Todas nossas dicas serão dadas baseadas em nossa experiência. Existiram sim as excessões, mas em regra, os comportamentos gerais das raças que mais indicamos serão citados e os por quês de forma esclarecedora no texto abaixo:

Raças que indicamos para apartamento:

1. Shih tzu 

Os shih tzus, são cães de porte pequeno, em média com 5kg de peso, são brincalhões, dóceis, simpátississimos com visitas e, importante para quem deseja deixá-los muito tempo sozinho, são quietos, não são cães que gostam de destruir coisas pela casa, aceitam bem passar o dia sem o dono desde que esteja com alimentação, água e brinquedos à vontade. Para pessoas que desejam beleza, um cão de colo, carinhoso e que está entre os mais vendidos no ano de 2010, os shih tzus são os filhotes perfeitos para a fácil adaptação em lugares pequenos. Não existem grandes necessidades de exercício físico, apesar de gostarem de passear, não são cães que exigirão longas caminhadas para se cansarem. 

2. Lhasa Apso

Os Lhasa Apso são cães de porte pequeno, um pouco mais agitados e ciumentos que Shih tzus, mas aceitam muito bem ficarem sozinhos em casa, sem destruirem o pé do seu sofá. Claro, concientize-se que ele não terá nada para fazer, deixando vários brinquedos, principalmente se for filhote, pois necessitam de distração durante o dia. Os Lhasa Apso são cães extremamente dóceis e fiéis aos donos, não são cães que latem sem motivo aparente e gostam de muita brincadeira e agitação. 


3. Chow-Chow

Surpresos? Não fiquem. Os chows são uma raça de fácil adaptação em apartamentos, passam desapercebidos pelo vizinho por serem extremamente silenciosos. A pelagem alta, mas bem escovada semanalmente e alimentados com uma boa ração, de preferência super premium, não tem excessivas quedas. Depois de passada sua fase de crescimento, comem pouco e exigem poucos exercícios físicos, se cansam rápido pelo calor, mas por serem cães limpos, que detestam fazer suas necessidades no mesmo lugar que dormem, acostumam-se facimente a passeadas pelo quarteirão. Adotam rapidamente um dono e são fiéis ao escolhido. 


(EM CONSTRUÇÃO, EM BREVE MAIS RAÇAS IDEAIS PARA APARTAMENTO)